Procurar Quem está conectado? Há 1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante Nenhum O recorde de usuários online foi de 83 em Ter 04 maio 2021, 20:18 Estatísticas Temos 208 usuários registradosO último membro registrado é walef Os nossos membros postaram um total de 286 mensagens em 74 assuntos Últimos assuntos » [01#PHOTOSHOP] Inicio - A interfacepor Mega Arts Sáb 20 Out 2012, 10:40 » [PEDIDO] Sistema de Pontos por WillianAssis Dom 22 Jul 2012, 08:30 » [TUTORIAL] Como fazer o player voar. por Shadow10 Sáb 23 Jun 2012, 07:02 » [Link Fixo] Pong por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:51 » [Link Fixo] Super Engine por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:42 » [Novidades] por Mega Arts Sáb 12 maio 2012, 07:53 » Obj ter x e y fixo seguindo a view por Shadow10 Qui 10 maio 2012, 19:29 » [Remake] Bobby Carrot 1 por Shadow10 Sáb 05 maio 2012, 09:05 » [Programa/Software]Downsligator by Shadow10 por Shadow10 Dom 09 Out 2011, 15:21 | [Tutorial]Como usar Ini's Qui 21 Jul 2011, 08:50 por Anonymous Nome: Como usar ini's Descrição: Vamos aprender como mexer nas funções de .ini do GM. Nível de dificuldade: Acho que mediano Requerimentos: Testado em GM 8 PRO e GM 4.3, no GM 4 não funciona. O que são arquivos ini? INI's são arquivos feitos para guardar configurações, muitos usados por programas. Vamos a um exemplo de .ini tirado do manual estadounidense do GM:
Na verdade, eles não são muito complicados. Eles servem para substituir a péssima game_save(), como os arquivos de texto podem substituí-los. A estrutura do .ini A estrutura do .ini até que é meio simples. Ele é dividido em seções e chaves (Keys) As seções são palavras entre colchetes que separam as chaves.
As chaves (keys) são registros. Basta colocar o nome que você quer de chave e depois um =valor.
E começando a programar! Agora que realmente vamos começar o tutorial ^^. Primeiramente, a função mais simples. SEMPRE você deverá usar este código antes das outras funções de .ini.
Ele abre um .ini, identifica o .ini que as outras funções irão usar. Fname é o nome do arquivo, deve estar em aspas com a extensão. Agora, uma outra função:
Esse código fecha o ini. Salvando! Ini's salvam variáveis. Você deve definir uma variável para salvar ou carregar. Como por exemplo, defino a variável lives:
Para salvarmos, temos duas funções. A primeira é para variáveis numéricas (real), como a de cima. A segunda é para variáveis de texto (string). Vamos aprender a primeira função.
Section é a seção onde você quer que salva. Key é a chave onde a variável será salva. Value é a variável a ser salva, nesta função, deve ser numérica (real). Exemplo:
Agora, vamos aprender a segunda.
A única diferença entre as duas é que, nesta, a value deve ser de texto (string). Exemplo:
Carregando!! Como ini’s salvam variáveis, teremos que definir as variáveis ao carregar um ini. Como as funções de carregar, temos uma para carregar variáveis numéricas (real) e outra para carregar variáveis de texto (string). Vamos aprender a função de carregar variáveis numéricas (real):
Em section e key, você coloca onde está a variável. Em default, você coloca o quê será definido se ocorrer um erro na leitura. Acontece erro na leitura quando a key ou a chave não existem no .ini. Por exemplo, se carrego um .ini que está assim...
E usar este código...
…a variável lives fica assim:
Agora, vamos para a segunda função:
A única diferença entre as duas funções é que a variável a ser carregada deve ser de texto. Pronto, aprendemos o básico de .ini. Vamos aprender as outras funções. Funções Avançadas
A função acima verifica se existe uma seção no .ini que abrimos na ini_open. Section é a seção a ser verificada se exite no .ini. Extremamente útil para caso você salve vários progressos do jogo em um .ini. Exemplo:
Agora, aprenderemos outra função.
A função acima verifica se existe uma key no .ini que abrimos na ini_open. Section é a seção onde a key está e key é a key a ser verificada se existe ou não no .ini. Também é útil para caso você salve vários progressos do jogo em um .ini.
Outras funções
A função acima deleta uma seção do .ini que indicamos na ini_open. Section é a seção a ser deletada.
A função acima deleta uma key do .ini que indicamos na ini_open. Section é a seção onde a key está. Key é a key a ser deletada. Até mais! Espero que gostem. Comentários: 0 |
|
|