Procurar Quem está conectado? Há 2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes Nenhum O recorde de usuários online foi de 83 em Ter 04 maio 2021, 20:18 Estatísticas Temos 208 usuários registradosO último membro registrado é walef Os nossos membros postaram um total de 286 mensagens em 74 assuntos Últimos assuntos » [01#PHOTOSHOP] Inicio - A interfacepor Mega Arts Sáb 20 Out 2012, 10:40 » [PEDIDO] Sistema de Pontos por WillianAssis Dom 22 Jul 2012, 08:30 » [TUTORIAL] Como fazer o player voar. por Shadow10 Sáb 23 Jun 2012, 07:02 » [Link Fixo] Pong por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:51 » [Link Fixo] Super Engine por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:42 » [Novidades] por Mega Arts Sáb 12 maio 2012, 07:53 » Obj ter x e y fixo seguindo a view por Shadow10 Qui 10 maio 2012, 19:29 » [Remake] Bobby Carrot 1 por Shadow10 Sáb 05 maio 2012, 09:05 » [Programa/Software]Downsligator by Shadow10 por Shadow10 Dom 09 Out 2011, 15:21 | [Tutorial] Fazendo um jogo de tiro // vale a pena Seg 25 Jul 2011, 19:40 por N.U.C.L.E.A.R Fazendo um jogo de tiro Introdução E ai blz galera ? Bom eu tava sem nada pra faze e resolvi faze um tuto, ai veio a ideia de fazer um sobre jogos de tiro top view. Esse ensina mais a parte de fazer a arma mesmo, então se tiver interesado le ai, é no minimo interesante. Fazendo sua arma atirar e mirar Vamo começa então né, bom... fassa uma sprite de uma pessoa com uma arma,vista top view, centralizada no meio do player. Exemplo tipo essa: Agora crie o obj_player com a sprite dele é claro. Em seu create coloque:
Aqui criamos as variveis da arma, muitas para facilitar na hora de criar varias armas ai você só precisa alterar essas variaveis e não o codigo inteiro. agora a tradução:
Alguma duvida ? Então vamo lá Agora no step coloque:
Isso é para a imagem, faz com que a direção do player mire para o mouse junto com o angulo da sprite. Agora no mesmo codigo:
E não se esqueça para nao dar o bug da arma presa na parede coloque uma mask do tamanho do corpo do player, um circulo de 32x32. Esse codigo se você não entendeu va ler as aulas do redragon. Pronto agora o nosso player já mira e anda. Mas e os tiros ? Antes de tudo crie um obj_tiro com uma sprite de tiro. Nele coloque assim no create:
Isso cria a var forca, que é a força do tiro. E na colisão com o inimigo, que eu não vou ensinar a fazer coloque assim:
Isso tira da vida dele a sua força, e destroi a bala. Agora no step:
Isso eu já expliquei.Deixa o angulo da sprite igual ao da direção. Agore vamos voltar ao step do player que deve estar assim:
Agora nesse codigo adicione mais isso:
TRADUZINDO... Caso o mouse sejá precionado e possa atirar e tenha bala, e a arma seja 1 e não estaja carregando: perde uma bala não pode atirar ativa o alarm 0 de acordo com o tempo entre os tiros da arma cria o tiro tiro fica na velocidade dele tiro fica com a força dele tiro vai para a direção da direção do player (o mouse) tiro aumenta a direção entre a mira negativa e a mira positiva, fazendo assim com que de aquela erradinha. OBS1: Não esqueça o depth do player tem que ser menor que o da bala. OBS2: Não esquece de marcar "Interpolate colors between pixels" lá em "Global Game Settings" Seu codigo do step do player deve estar assim:
Agora no alarm 0 coloque:
Pronto agora o player atira anda e mira. Mas e a munição ? Vamo faze o player recarregar. Lembra daquele varsinha chamada "a" ? Então vamu usa ela agora, coloca assim no step:
ou seja
Isso é, "a" é o tanto de balas que cabe na arma. Ai vc coloca mais assim:
Isso é caso spaço seja apertado, e não esteja carregando, ele vai recarrega (ativa o alarm 1 de acordo com a var recarrega e diz que ta carregando) Agora seu step deve estar assim:
Agora coloque assim no alarm 1:
Isto é: tira o valor "a" da municao e aumenta o valor "a" do cartucho. e diz que não ta mais carregando Pronto agora ele carrega e tudo mais. Mais falta mostrar as balas. Crie um obj_controle e em seu draw coloque:
Esse é um draw_text normal só que ficou meio extenso pq vem "texto + string + texto + string" Então só o ultimo recadinho pessoal. Eu demorei tempo para fazer esse tuto, e posso ter errado em alguma coisa, então se ver algo errado avisa ae que eu arrumo, eu fui fanzendo e testando, deu tudo certo aqui. Proxima aula vou ensinar a usar aquele var "arma" FLW COMENTA AE. Comentários: 3 |
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