Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 83 em Ter 04 maio 2021, 20:18
Parceiros
Estatísticas
Temos 208 usuários registrados
O último membro registrado é walef

Os nossos membros postaram um total de 286 mensagens em 74 assuntos
Últimos assuntos
» [01#PHOTOSHOP] Inicio - A interface
por Mega Arts Sáb 20 Out 2012, 10:40

» [PEDIDO] Sistema de Pontos
por WillianAssis Dom 22 Jul 2012, 08:30

» [TUTORIAL] Como fazer o player voar.
por Shadow10 Sáb 23 Jun 2012, 07:02

» [Link Fixo] Pong
por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:51

» [Link Fixo] Super Engine
por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:42

» [Novidades]
por Mega Arts Sáb 12 maio 2012, 07:53

» Obj ter x e y fixo seguindo a view
por Shadow10 Qui 10 maio 2012, 19:29

» [Remake] Bobby Carrot 1
por Shadow10 Sáb 05 maio 2012, 09:05

» [Programa/Software]Downsligator by Shadow10
por Shadow10 Dom 09 Out 2011, 15:21

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
[Tutorial] Usando Draw

Dom 26 Jun 2011, 08:44 por Mega Arts

Positive


Nome : Usando Draw
Descrição : Nesse tutorial vou encinar como usar o "Draw"
Requerimento : Gm Lite/Pro
Dificuldade : Iniciante/Intermediario (Basta prestar atenção que fica "Iniciante")
Para começar vamos criar um objeto chamado obj_controle adicione o evento draw nele e coloque o seguinte

Código:
draw_text (0,0,'Neste tutorial você ira aprender a faser draw text e draw sprite,tem muitos outros mas para#comesar serao esses dois (esta escrito errado devido as letras que o Game Maker nao #aceita)')


Explicando
Ali indicamos que o draw sera de uma frase/texto,sem usar strings,como você pode ver eu usei o simbolo '#' esse simbolo significa que ele vai ir para a proxima linha,
ex :
Hoje é um#belo dia.
Iria ficar
Hoje é um
belo dia

Esta escrito errado pois o Game Maker não tem suporte para o Ç e acentos (tem como colocar,mas isso são aulas de draw e não de fontes,si é só configurar la nas fontes)
Que tal colocarmos uma fonte mais bonita e uma cor melhor?
Crie uma fonte chamada fnt_draw e adicione isso antes do draw_text

Código:
draw_set_color (c_red)
draw_set_font (fnt_draw)


Ali indicamos a fonte e a cor
draw_set_color (c_red) - Indica a cor vermelha(red)
draw_set_font (fnt_draw) - Indica a fonte que você criou
Vamos fazer o draw_sprite?Crie uma sprite chamada spr_draw e coloque esta imagem(é bom por esta por causa das medidas)
[Tutorial] Usando Draw Need90fan
Delete oque tem no draw e cole isso

Código:
draw_set_color (c_red)
draw_set_font (fnt_draw)
draw_text (0,0,'Neste tutorial voce ira aprender a faser draw text e draw sprite,tem#muitos outros mas para comesar serao esses dois (esta escrito errado devido#as letras que o Game Maker nao aceita)##Vamos fazer o draw sprite?##Ai esta a nossa sprite :D')
draw_sprite (spr_draw,spr_draw,10,115)


ou adicione o texto e o draw sprite
Explicando
draw_sprite (spr_draw,spr_draw,10,115) - Indicamos para desenhar uma sprite na cordenada X-10 e Y-115(esses valores podem ser alterados),os outros eu ja expliquei.(o texto vai ficar alinhado dependendo do tamanho da letra)
Crie uma room coloque o obj_controle em qualquer lugar e pronto,você usou a ferramenta 'Draw',qualquer erro avisem,lembrando que o tutorial foi acompanhado e testado,qualquer erro pode ser no seu projeto

Comentários: 0