Conectar-se

Esqueci minha senha

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» [01#PHOTOSHOP] Inicio - A interface
por Mega Arts Sab 20 Out 2012, 10:40

» [PEDIDO] Sistema de Pontos
por WillianAssis Dom 22 Jul 2012, 08:30

» [TUTORIAL] Como fazer o player voar.
por Shadow10 Sab 23 Jun 2012, 07:02

» [Link Fixo] Pong
por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:51

» [Link Fixo] Super Engine
por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:42

» [Novidades]
por Mega Arts Sab 12 Maio 2012, 07:53

» Obj ter x e y fixo seguindo a view
por Shadow10 Qui 10 Maio 2012, 19:29

» [Remake] Bobby Carrot 1
por Shadow10 Sab 05 Maio 2012, 09:05

» [Programa/Software]Downsligator by Shadow10
por Shadow10 Dom 09 Out 2011, 15:21

Parceiros
Estatísticas
Temos 208 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de walef

Os nossos membros postaram um total de 286 mensagens em 74 assuntos
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Mega Arts em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de Mega Arts em seu site de social bookmarking


[Tutorial] Trocando imagens do mouse

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

muito bom [Tutorial] Trocando imagens do mouse

Mensagem por Shadow10 em Seg 27 Jun 2011, 21:54

Positive

Bem pessoal, aqui vai mais um tuto bem simples de Game Maker.
Vou encinar a mudar os frames e sprites usando as funções do mouse. Bom para os iniciantes.
No final do tutorial eu postei o link para poder baixar a engine, caso você tenha dúvida.

Para esse exemplo, fiz uma sprite de uma mão onde existem dois frames que serão do nosso cursor.


E uma espécie de peça de xadrez.


Eu nomeei a mão como spr_controle e a peça como spr_cavalo

Agora crie um objeto para ser a mão. Eu o nomeei de obj_controle.
Use a aba "Sprite"da janela de propriedades do mesmo, para adicionar a ele a sprite da mão.


No evento step cole esse código:
Código:
x = mouse_x-30;
y = mouse_y-20;
if mouse_check_button(mb_left) and place_meeting(x,y,obj_cavalo){
global.mover = true;
image_index = 1;
} else {
global.mover = false;
image_index = 0;
}

Esplicando o código:
"X" é a posição horizontal, por tanto, não só a sprite como também o objeto todo, se posicionará relacionado a posição do mouse.
"Y" é quase a mesma coisa do "X", só que se refere a posição vertical.
Na próxima linha temos a condição "if mouse_check_button(mb_left) and place_meeting(x,y,obj_cavalo)", que significa "se o botão do mouse estiver pressionado" (mb_left = botão esquerdo do mouse) e o lugar onde se encontra for o do obj_cavalo.
Continuando a outra linha temos uma variável global que se torna verdadeira com o pressionar do botão esquerdo do mouse (em outros tutos eu encino sobre variáveis).
Ja a linha seguinte diz que a imagem indexada passará a ser a segunda.
Deixa eu esplicar por que. No Game Maker a identificação dos arquivos nas pastas são contados a partir do 0 (zero), então zero será o primeiro quadro de imagem a ser exibido.

Na próxima linha temos uma conjunção integrante chamada "else" que significa senão. Então se caso o bloco de códigos acima não ocorrer, a variável global "mover" continua falça e a imagem indexada é a primeira.

Agora você pode fechar as propriedades do obj_controle e abrir a do obj_cavalo.
Faça da mesma forma que fez ao adicionar a sprite do obj_controle e no evento ceate do mesmo, cole essa variável global com o seu valor falso:
Código:
global.mover = false;

Com as variáveis globais podemos controlar com outros objetos, os parametros de quem a recebe, se não fosse ela e eu quisesse controlar um objeto com outro, eu teria que fazer da seguinte forma:
Código:
obj_cavalo.mover = valor;

Com isso eu também tenho acesso aos parametros do obj_cavalo.

Agora adicione um evento step para o mesmo e cole esse código:
Código:
if global.mover = true{
x = obj_controle.x;
y = obj_controle.y;
}

Traduzindo linha por linha:
Linha 1=> se a variável global mover for verdadeira.
Linha 2=>posição horizontal é igual a do obj_controle.
Linha 3=>posição vertical é igual a do obj_controle.

Pronto, agora vá na pasta "Rooms" e crie uma sala para inserir nossos dois objetos.
Feito isso, pode executar e ver o resultado.
Agora você ja pode ir elaborando os seus códigos para jogos como dama, xadrez e muitos outros.
Aqui termino mais um tuto bem esplicado, especialmente para os membros da Mega Arts.
Baixar a engine
Obrigado!


Última edição por Shadow10 em Ter 28 Jun 2011, 00:33, editado 3 vez(es)
avatar
Shadow10
Administradores
Administradores

Mensagens : 78
Idade : 33
Humor : agora eu to bonzinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

muito bom Re: [Tutorial] Trocando imagens do mouse

Mensagem por Snow.. em Seg 27 Jun 2011, 22:22

Nossa , Gostei Dos Sprits ;D , Tutu bem Explicado e Tals , Parabens ! Espero Por Prossimos o//
avatar
Snow..
Membro
Membro

Mensagens : 6

Voltar ao Topo Ir em baixo

muito bom Re: [Tutorial] Trocando imagens do mouse

Mensagem por Mega Arts em Ter 28 Jun 2011, 11:31

Bom,mas tem um geito mais facil,só usar o codigo para mudar a sprite do mouse,usa apenas 1 codigo em um evento,não testei para ver,mas é diferente daquela?
avatar
Mega Arts
Administradores
Administradores

Mensagens : 151
Idade : 17
Emprego/lazer : Game Maker - Forum Mega Arts
Humor : Perfeito

http://megarts.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

muito bom Re: [Tutorial] Trocando imagens do mouse

Mensagem por Marmitex em Ter 28 Jun 2011, 11:31

mto bao,bem explicado,se tivesse como dar ponto eu te dava um xD
avatar
Marmitex
Membro
Membro

Mensagens : 5

Voltar ao Topo Ir em baixo

muito bom Re: [Tutorial] Trocando imagens do mouse

Mensagem por Shadow10 em Ter 28 Jun 2011, 17:53

Snow.. escreveu:Nossa , Gostei Dos Sprits ;D , Tutu bem Explicado e Tals , Parabens ! Espero Por Prossimos o//
Pode crer que vai ter mais.

Need_90 escreveu:Bom,mas tem um geito mais facil,só usar o codigo para mudar a sprite do mouse,usa apenas 1 codigo em um evento,não testei para ver,mas é diferente daquela?
É o mesmo que ta postado na área das engines e esse tuto aqui, eu quiz mostrar mais coisas do que simplesmente mudar as imagens do mouse.

Marmitex escreveu:mto bao,bem explicado,se tivesse como dar ponto eu te dava um xD
Valeu a intenção!

E pessoal, obrigado pelos comentários!
avatar
Shadow10
Administradores
Administradores

Mensagens : 78
Idade : 33
Humor : agora eu to bonzinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

muito bom Re: [Tutorial] Trocando imagens do mouse

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum