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[Tutorial] GML - 0.0

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bom [Tutorial] GML - 0.0

Mensagem por Chaos Theory em Seg 18 Jul 2011, 20:48

GML – Aula 0.0
Por Chaos Theory


Nível da aula: Teórico.

Conteúdo desta aula:
  • Introdução as aulas;
  • Princípios da GML;
  • Lógica de programação.



Aulas de GML por Chaos Theory

  • Aula 1.0 - Conceito de variáveis, tipos de variáveis na GML, declaração de variáveis na GML e checando variáveis locais no modo debug.




Introdução as aulas


Bem, em um fórum novo – como o nosso – seria muito bom ter uma sequência de aulas que introduzissem os novatos ao mundo do GML, onde estes vivem a ter muitas dúvidas. Com base nisso decidi começar a escrever uma sequência de tutoriais, que por agora planeja abordar os conceitos básicos do GML (variáveis, estruturas condicionais, funções mais importantes), para este tutorial deixei um tema que eu acho que faz muita falta aos novos programadores, uma introdução digna dentro da lógica de programação.


Princípios da GML

O Game Maker teve sua primeira versão lançada em 1999, na época com o nome de Animo (sua função na época era dada como animação bidimensional). Hoje o Game Maker é um programa desenvolvido na linguagem de programação Delphi que, junto a ele, traz suporte a uma linguagem de script chamada de Game Maker Lenguage (GML).

A GML é uma linguagem realmente simples e de fácil aprendizado. Para poder se trabalhar na mesma basta ter o conhecimento da lógica de programação junto à semântica – extremamente simples – do GML.


Lógica de programação

A lógica de programação se baseia no desenvolvimento de algoritmos. Basicamente algoritmos são sequência de instruções que podem ser executadas mecanicamente com tempo e esforço finito. Para um entendimento, pensemos qual seria o algoritmo para calcular a nota da prova de um aluno? Primeiro devemos analisar a lógica do acerto de uma questão, para o acerto de uma questão objetiva a lógica seria:

  1. Se resposta da questão 1 for A então adicionar um ponto a nota.


Nesse algoritmo é conferido se na questão 1, foi assinalada a resposta A, que no caso vem a ser a alternativa correta, se for verdade, então o aluno ganha o um ponto da questão.

Assim sendo, se fosse uma prova objetiva de quatro questões, teríamos o algoritmo da seguinte forma:

  1. Se resposta da questão 1 for A então adicionar um ponto a nota.
  2. Se resposta da questão 2 for C então adicionar um ponto a nota.
  3. Se resposta da questão 3 for B então adicionar um ponto a nota.
  4. Se resposta da questão 4 for A então adicionar um ponto a nota.


Agora imaginemos o algoritmo para dizer se o aluno passou ou não na prova. Dizemos que a nota mínima para se passar seja 3. Assim sendo, o algoritmo seria:

  1. Se a nota for maior igual a 3 então o aluno passou, se não, o aluno não passou.


Nesse algoritmo conferimos se a nota do aluno é maior igual a 3, que vem a ser a nota mínima para se passar na prova. Se for maior igual a 3, o aluno passou. Mas se não for maior igual a 3, o aluno não passou.

Dessa forma desenvolvemos o algoritmo capaz de dizer se um aluno passou baseado na sua nota em uma prova. Unindo tudo que fizemos em um único algoritmo seria:

  1. Se resposta da questão 1 for A então adicionar um ponto a nota.
  2. Se resposta da questão 2 for C então adicionar um ponto a nota.
  3. Se resposta da questão 3 for B então adicionar um ponto a nota.
  4. Se resposta da questão 4 for A então adicionar um ponto a nota.
  5. Se a nota for maior igual a 3 então o aluno passou, se não, o aluno não passou.


Esse é nosso algoritmo, ordenado. Nas primeiras 4 linhas são calculadas as notas, e somente na quinta linha é conferido se o aluno passou. Imagine o algoritmo nessa ordem:

  1. Se a nota for maior igual a 3 então o aluno passou, se não, o aluno não passou.
  2. Se resposta da questão 1 for A então adicionar um ponto a nota.
  3. Se resposta da questão 2 for C então adicionar um ponto a nota.
  4. Se resposta da questão 3 for B então adicionar um ponto a nota.
  5. Se resposta da questão 4 for A então adicionar um ponto a nota.


Considerando-se que a nota inicial de cada aluno seja 0, conferir a nota do aluno antes de somar os pontos da prova, acabaria reprovando todos os alunos, um erro grandioso, principalmente se fosse o algoritmo de uma escola. Assim vemos que um algoritmo são ordens que damos em uma sequência que faça sentido.

Vimos o que é um algoritmo e seus princípios, só que a lógica de programação não trabalha da forma que mostramos. Basta pensar: você fala verbalmente com a televisão da sua casa? Você fala “troque para o canal 5”? Não, você usa o controle remoto, pois essa é a linguagem que a televisão entende. Assim, nossos algoritmos têm que dar as ordens, em uma sequência correta, mas também, numa linguagem correta. Como a língua portuguesa, inglesa, francesa, etc. O GML possui suas palavras e regras de construção.

Uma vez dominando os algoritmos, os estruturando de forma correta, na sequência correta e na linguagem correta você desenvolve seus softwares/games no Game Maker limitado somente pela sua imaginação e dedicação.


Bem pessoal, essa é a primeira aula. Espero logo poder dar sequência, abordando na próxima aula: instâncias e suas variáveis padrões; variáveis simples e globais.


Última edição por Chaos Theory em Qui 21 Jul 2011, 03:23, editado 4 vez(es)

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  • Aula 1.0 - Conceito de variáveis, tipos de variáveis na GML, declaração de variáveis na GML e checando variáveis locais no modo debug.
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bom Re: [Tutorial] GML - 0.0

Mensagem por Mega Arts em Ter 19 Jul 2011, 08:34

Ja até imaginei as variaveis ali Very Happy
algoritmos,são simples,para isto como as questões da prova.
Basta criar variaveis,algo mais ou menos assim
Create
Código:
global.prova=0
global.passou=false
Quando acertar uma questão
Código:
global.prova+=1
Para dizer se passou ou não.Step
Código:
if global.prova >=5 global.passou=true
Bem simples.É como faser um sistema de vidas,mas em vez de ir diminuindo,vai almentando.
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bom Re: [Tutorial] GML - 0.0

Mensagem por Shadow10 em Ter 19 Jul 2011, 18:54

Bem pensado Chaos Theory. Esse eu recomendo a todos e aqueles que ja sabem ou estão iniciando, pra que deem uma olhada no tuto pra dar uma refrescada na memória.
A maioria procura por textos esclarecedores como esse. Isso abre a mente dos iniciantes.
Muito obrigado.
Chaos Theory escreveu:
PS: O ["hr"] não funciona na edição? Ou eu que usei errado?
Se esse "hr" que você disse for aquela linha que divide seções, me desculpe, é que eu mudei o CSS do fórum.
Mais agora ja da pra usar, eu concertei. Pelo menos eu uso em tag de HTML, assim:
Código:
<hr>
Como eu ja concertei, automaticamente vai aparecer os seus.
Fica assim:

Até mais e parabéns pelo tuto!
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bom Re: [Tutorial] GML - 0.0

Mensagem por Chaos Theory em Ter 19 Jul 2011, 21:20

Obrigado pelos comentários Mega Arts e Shadow10. Esse era o "hr" a que mencionava Shadow10, agora a edição ficou do jeito que eu quero.

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bom Re: [Tutorial] GML - 0.0

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