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[willam] Como fazer um jogo de plataforma
3 participantes
Mega Arts :: Game Maker :: Geral :: Tutoriais
Página 1 de 1
[willam] Como fazer um jogo de plataforma
Nome: Como fazer um jogo de plataforma.
Descrição: Aqui aprenderemos a fazer um jogo de plataforma. Percebi que mesmo com tantos tutoriais, ainda tem gente com dúvidas nesse assunto. Então resolvi ajuda a todos que estiverem com dúvidas.
Plataforma: Gmae Maker 8.0 Pro
Nível de dificuldade: Fácil
Vamos começar!
1ª passo:
Comece desenhando um quadrado como player: um para a direita e outra pra esquerda, ou se ja estiver desenhado outros, tudo bem. Chame-o de spr_jogador.
2ª passo:
Agora desenhe o chão.
3ª passo:
Crie um objeto e chame-o de obj_jogador. Marque-o como "Solid". Crie um evento "Create" e vá na aba "Control" e arraste o botão "Execute code". Abra ele e coloque o seguinte código:
Esplicando o código: a velocidade do jogador vai ser 5 e a altura do seu pulo vai ser -8.
Nesse caso, o computador entende um numero negativo para cima e o positivo para baixo.
4ª passo:
Crie um evento "Step" no obj_jogador e coloque o seguinte código:
Explicando o código: Se tiver um pixel abaixo, ele vai cair. Caso contrário, ele ficará parado. Se você apertar a seta direita e não apertar a esquerda, ele irá andar para a direita.Se você apertar a seta ~esquerda e não apertar a direita, ele irá andar para a esquerda. Se apertar a seta pra cima, ele irá pular.
5ª passo:
Agora crie um objeto e chame-o de obj_chao. Marque-o como "Solid".
6ª passo:
Voltando ao obj_jogador, vamos la e criamos um evento "Collision - obj_chao". Coloque o seguinte código nele:
7ª passo:
Crie uma room, coloque o chão na room e coloque o jogador. Caso não funcione, releia os códigos ou pergunte aqui mesmo!
Bem, é isso e espero que tenham gostado
Descrição: Aqui aprenderemos a fazer um jogo de plataforma. Percebi que mesmo com tantos tutoriais, ainda tem gente com dúvidas nesse assunto. Então resolvi ajuda a todos que estiverem com dúvidas.
Plataforma: Gmae Maker 8.0 Pro
Nível de dificuldade: Fácil
Vamos começar!
1ª passo:
Comece desenhando um quadrado como player: um para a direita e outra pra esquerda, ou se ja estiver desenhado outros, tudo bem. Chame-o de spr_jogador.
2ª passo:
Agora desenhe o chão.
3ª passo:
Crie um objeto e chame-o de obj_jogador. Marque-o como "Solid". Crie um evento "Create" e vá na aba "Control" e arraste o botão "Execute code". Abra ele e coloque o seguinte código:
- Código:
velocidade_do_player=5
pulo_do_player=-8
Esplicando o código: a velocidade do jogador vai ser 5 e a altura do seu pulo vai ser -8.
Nesse caso, o computador entende um numero negativo para cima e o positivo para baixo.
4ª passo:
Crie um evento "Step" no obj_jogador e coloque o seguinte código:
- Código:
if place_free(x,y + 1)
{
gravity = 0.5
}
else
{
gravity = 0
}
if keyboard_check(vk_right)and not keyboard_check(vk_left)
repeat(velocidade_do_player)
{
if place_free(x+1,y)
x+=1
direcao=1
}
if keyboard_check(vk_left)and not keyboard_check(vk_right)
repeat(velocidade_do_player)
{
if place_free(x-1,y)
x-=1
direcao=-1
}
if keyboard_check_pressed(vk_up){
if not place_free(x,y+1){
vspeed=pulo_do_player
}
}
if keyboard_check_released(vk_up)and vspeed <= 0{
vspeed/=2
}
Explicando o código: Se tiver um pixel abaixo, ele vai cair. Caso contrário, ele ficará parado. Se você apertar a seta direita e não apertar a esquerda, ele irá andar para a direita.Se você apertar a seta ~esquerda e não apertar a direita, ele irá andar para a esquerda. Se apertar a seta pra cima, ele irá pular.
5ª passo:
Agora crie um objeto e chame-o de obj_chao. Marque-o como "Solid".
6ª passo:
Voltando ao obj_jogador, vamos la e criamos um evento "Collision - obj_chao". Coloque o seguinte código nele:
- Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed)
{
move_contact_solid(direction,vspeed)
}
vspeed = 0
7ª passo:
Crie uma room, coloque o chão na room e coloque o jogador. Caso não funcione, releia os códigos ou pergunte aqui mesmo!
Bem, é isso e espero que tenham gostado
Última edição por willam em Sáb 02 Jul 2011, 10:53, editado 3 vez(es)
willam- Membro
- Mensagens : 7
Re: [willam] Como fazer um jogo de plataforma
Gostei sim, e agradeço por colaborar.
Também acho que da pra você fazer continuação a partir desse tutorial, como em partes.
Obrigado!
Também acho que da pra você fazer continuação a partir desse tutorial, como em partes.
Obrigado!
Shadow10- Administradores
- Mensagens : 78
Idade : 40
Humor : agora eu to bonzinho
Re: [willam] Como fazer um jogo de plataforma
Obrigado pelo comentário! Em breve estarei botando tutoriais de como fazer poderes, inimigos e muitas outras coisas
PS: Poderíamos fazer um jogo de plataforma no game maker com o mascote
PS: Poderíamos fazer um jogo de plataforma no game maker com o mascote
willam- Membro
- Mensagens : 7
Re: [willam] Como fazer um jogo de plataforma
Leia o topico do mascote,eu ja dei a ideia,ia ficar bem legal.PS: Poderíamos fazer um jogo de plataforma no game maker com o mascote
Nossa,muito bom,continue assim
Re: [willam] Como fazer um jogo de plataforma
Por um bom tuto, quanto de dinheiro vc dá?
willam- Membro
- Mensagens : 7
Re: [willam] Como fazer um jogo de plataforma
Bom,nós não precisariamos de um tuto,podiramos usar a minha super engine e remover o tiro do player,só coloca ele como personagem
Re: [willam] Como fazer um jogo de plataforma
Não, ele quer saber nas regras de ganhar dinheiro quanto ele ganharia por um bom tutorial. Entendeu?Mega Arts escreveu:Bom,nós não precisariamos de um tuto,podiramos usar a minha super engine e remover o tiro do player,só coloca ele como personagem
Shadow10- Administradores
- Mensagens : 78
Idade : 40
Humor : agora eu to bonzinho
Re: [willam] Como fazer um jogo de plataforma
eu entendi,mas não ganha mais por tutos,ia poluir o forum cheio de tutos 'ruins',de que nada adiantaria
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