Conectar-se

Esqueci minha senha

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» [01#PHOTOSHOP] Inicio - A interface
por Mega Arts Sab 20 Out 2012, 10:40

» [PEDIDO] Sistema de Pontos
por WillianAssis Dom 22 Jul 2012, 08:30

» [TUTORIAL] Como fazer o player voar.
por Shadow10 Sab 23 Jun 2012, 07:02

» [Link Fixo] Pong
por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:51

» [Link Fixo] Super Engine
por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:42

» [Novidades]
por Mega Arts Sab 12 Maio 2012, 07:53

» Obj ter x e y fixo seguindo a view
por Shadow10 Qui 10 Maio 2012, 19:29

» [Remake] Bobby Carrot 1
por Shadow10 Sab 05 Maio 2012, 09:05

» [Programa/Software]Downsligator by Shadow10
por Shadow10 Dom 09 Out 2011, 15:21

Palavras chave

Parceiros
Estatísticas
Temos 208 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de walef

Os nossos membros postaram um total de 286 mensagens em 74 assuntos
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Mega Arts em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de Mega Arts em seu site de social bookmarking


[Tutorial]Como usar Ini's

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial]Como usar Ini's

Mensagem por Anonimo em Qui 21 Jul 2011, 08:50

Nome: Como usar ini's
Descrição: Vamos aprender como mexer nas funções de .ini do GM.
Nível de dificuldade: Acho que mediano
Requerimentos: Testado em GM 8 PRO e GM 4.3, no GM 4 não funciona.


O que são arquivos ini?


INI's são arquivos feitos para guardar configurações, muitos usados por programas. Vamos a um exemplo de .ini tirado do manual estadounidense do GM:

Código:
[Form]
Top=100
Left=100
Caption=The best game ever
[Game]
MaxScore=12324

Na verdade, eles não são muito complicados. Eles servem para substituir a péssima game_save(), como os arquivos de texto podem substituí-los.


A estrutura do .ini


A estrutura do .ini até que é meio simples. Ele é dividido em seções e chaves (Keys)
As seções são palavras entre colchetes que separam as chaves.

Código:
[Seção]

As chaves (keys) são registros. Basta colocar o nome que você quer de chave e depois um =valor.

Código:

chave='Isso é uma chave'


E começando a programar!


Agora que realmente vamos começar o tutorial ^^.

Primeiramente, a função mais simples. SEMPRE você deverá usar este código antes das outras funções de .ini.

Código:
ini_open(fname)

Ele abre um .ini, identifica o .ini que as outras funções irão usar. Fname é o nome do arquivo, deve estar em aspas com a extensão.
Agora, uma outra função:
Código:
ini_close()
Esse código fecha o ini.


Salvando!


Ini's salvam variáveis. Você deve definir uma variável para salvar ou carregar. Como por exemplo, defino a variável lives:
Código:

lives=3

Para salvarmos, temos duas funções. A primeira é para variáveis numéricas (real), como a de cima. A segunda é para variáveis de texto (string).
Vamos aprender a primeira função.

Código:

ini_write_real(section,key,value)
Section é a seção onde você quer que salva. Key é a chave onde a variável será salva. Value é a variável a ser salva, nesta função, deve ser numérica (real).

Exemplo:

Código:

lives=3
ini_open('mygame.ini')
ini_write_real('Geral','Vidas',lives)

Agora, vamos aprender a segunda.

Código:

ini_write_string(section,key,value)

A única diferença entre as duas é que, nesta, a value deve ser de texto (string).

Exemplo:

Código:

lives='vidas'
ini_open('mygame.ini')
ini_write_string('Geral','Vidas',lives)


Carregando!!


Como ini’s salvam variáveis, teremos que definir as variáveis ao carregar um ini. Como as funções de carregar, temos uma para carregar variáveis numéricas (real) e outra para carregar variáveis de texto (string).
Vamos aprender a função de carregar variáveis numéricas (real):

Código:

lives=ini_read_real(section,key,default)
 

Em section e key, você coloca onde está a variável. Em default, você coloca o quê será definido se ocorrer um erro na leitura. Acontece erro na leitura quando a key ou a chave não existem no .ini.

Por exemplo, se carrego um .ini que está assim...

Código:
[Geral]

E usar este código...

Código:
lives=ini_read_real('Geral','Vidas',3)

…a variável lives fica assim:

Código:
lives=3

Agora, vamos para a segunda função:

Código:
nome=ini_read_string(section,key,default)

A única diferença entre as duas funções é que a variável a ser carregada deve ser de texto.
Pronto, aprendemos o básico de .ini. Vamos aprender as outras funções.


Funções Avançadas


Código:
if ini_section_exists(section) {
}

A função acima verifica se existe uma seção no .ini que abrimos na ini_open. Section é a seção a ser verificada se exite no .ini. Extremamente útil para caso você salve vários progressos do jogo em um .ini.

Exemplo:
Código:
if ini_section_exists('Save1') {
ini_open('save.sav')
lives=ini_read_real('Save1','Vidas',3)
ini_close()
}
else {show_message('Save não encontrado! Inicie um novo jogo!')

Agora, aprenderemos outra função.
Código:
if ini_key_exists(section,key) {
}

A função acima verifica se existe uma key no .ini que abrimos na ini_open. Section é a seção onde a key está e key é a key a ser verificada se existe ou não no .ini. Também é útil para caso você salve vários progressos do jogo em um .ini.

Código:
if ini_section_exists('Save1') and if ini_key_exists('Save1','Vidas') {
ini_open('save.sav')
lives=ini_read_real('Save1','Vidas',3)
ini_close()
}
else {show_message('Save não encontrado! Inicie um novo jogo!')


Outras funções


Código:
ini_section_delete(section)

A função acima deleta uma seção do .ini que indicamos na ini_open. Section é a seção a ser deletada.

Código:
ini_key_delete(section,key)
A função acima deleta uma key do .ini que indicamos na ini_open. Section é a seção onde a key está. Key é a key a ser deletada.

Até mais! Espero que gostem. Positive




Última edição por Mega Arts em Dom 13 Maio 2012, 16:19, editado 7 vez(es) (Razão : Problemas com aspas.)
avatar
Anonimo
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum