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[Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

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[Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por rafael3do em Qua 17 Ago 2011, 12:08

Eu utilizei o do shandow como prototipo mas agora veio as duvidas:
1°como utilizar os itens do inventorio?(eu consegi usar a marreta mas coloquei end game.eu queria poder apertar enter e usa uma poção pra me da 50 de vida)

2°como acertar o tamanho do inventorio? (ja que meu jogo e plataforma os itens sao pequenos)

3°e como fazer ele te seguir pela fase toda?(ou sempre que eu apertar I ele aparecer pra mim pausando o jogo)

para quem quiser me ajudar aqui o link do inventario do sandow
http://megarts.forumeiros.com/t221-engineinventario
Se você leu obrigado se me ajudo obrigado mais ainda Very Happy
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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por Shadow10 em Qua 17 Ago 2011, 13:00

1° - Aqui vai um exemplo.
No evento step do player:
Código:
if keyboard_pressed(ord("U")) and marreta<0{usar_marreta=true}
Pra que isso de certo você deve criar no evento create do player a variável chamada "usar_marreta" e dar o valor falso pra ela.
Assim:
Código:
usar_marreta=false;
Daí você tem que criar um código que faça ela ser usada como:
Código:
if usar_marreta=true{sprite_index=spr_usando_marreta}
Quando você cria uma variável, você pode dar o nome que quizer pra ela. Por isso o nome é variável.
Eu citei usar_marreta, por que fica fácil pra você entender.

2° - No evento draw, os números são a posição e tamanho, ou você pode usar variáveis que tenha um valor numérico.
Exemplo no create:
Código:
image_xscale=0.5;
image_yscale=0.5;
As linhas acima fazem com que os sprites fiquem com 50% do tamanho normal, mas se você quer mudar isso no evento draw, terá que usar o "draw_sprite_stretched", onde w é largura e h é altura.

3° - No create do obj_inventario eu criei duas variáveis de nome sumir e a outra surgir. Tudo que você pracisa fazer nelas é colocar antes dos valores isso=> view_yview+. O mesmo serve pra quando se trata do eixo X, nele você usa=> view_xview+valor, mas pra isso a room tem que ter uma view ativa.

Isso ta mais pra tutorial rsrsrs.
Eu espero que tenha entendido e qualquer dúvida é só perguntar.
Até mais!

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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por rafael3do em Qua 17 Ago 2011, 20:19

1°não funcionou ja tenho a sprite e coloquei os codigo no player
mas n sei onde colocar esse:

if usar_marreta=true{sprite_index=spr_usando_marreta}

2°e o tamanho dele eu diminui pela imagem mesmo
3°e pra seguir n itendi vc coloca aqui do inventori no draw ou creat?
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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por Shadow10 em Qua 17 Ago 2011, 23:00

1° - Lêia com bastante atenção. Você pode ter esquecido algum caractere.
Coisas do tipo "if usar_marreta=true" que estão sempre sendo verificadas, tem que ser colocado no step, o create é mais pra valores iniciais, só em casos específicos é que se deve fazer um if no create.

2° - Graças a Deus!

3° - Ja as coisas que são pintadas na tela, os valores dos eixos x e y tem que ser no draw mesmo ou como eu avia dito antes. Você também pode pegar uma variável que tenha valor numérico pra usar em ocasiões assim. Um exemplo disso são as variáveis sumir e surgir que dão limite pra altura da janelinha do inventário.

Agora se você quer que ela siga a view deve fazer assim:
Código:
draw_sprite(spr_inventario,-1,view_xview,sumir-4);
No view_xview você pode adicionar a mais, qualquer valor, seja ele real ou fracionado, tanto faz.
Exemplo:
Código:
draw_sprite(spr_inventario,-1,view_xview+10,sumir-4); ou draw_sprite(spr_inventario,-1,view_xview-2+40,sumir-4);
[/code]
Ja o sumir-4, esse só pode ser mudado se for pra adaptar ao seu jogo, por que na engine ele ta no lugar certo.

Qualquer erro posta aí.
Até mais!

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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por rafael3do em Qui 18 Ago 2011, 14:21

o vc me ajudou mto que agr consegir fazer o inventario seguir o nome do item segir e a poçao seguir agr vo teta usar a poção
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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por rafael3do em Qui 18 Ago 2011, 16:53

eu coloquei os codigos
Código:
step:if keyboard_pressed(ord("U")) and marreta<0{usar_marreta=true}
Código:
create:usar_marreta=false;
Código:
step:if usar_marreta=true{sprite_index=spr_usando_marreta}
deu esse erro
of Step Event
for object sel_1:

Error in code at line 2:
if usar_pot=true{sprite_index=spr_pot}
^
at position 5: Unknown variable usar_pot

___________________________________________
ERROR in
action number 7
of Step Event
for object sel_1:

Error in code at line 2:
if usar_pot=true{sprite_index=spr_pot}
^
at position 5: Unknown variable usar_pot
Código:
[code]
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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por Shadow10 em Qui 18 Ago 2011, 19:00

Troca a variável usar_marreta por usar_pot.
Você não pode usar uma variável que não existe, é por isso que o programa não ta reconhecendo a usar_pot.
Cria ela!

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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por rafael3do em Qui 18 Ago 2011, 19:36

eu editei tudo so q qnd aperto a tecla nao aparece sprite
o seu de tecla ta errado e keyboar_check_press (mais ou menos isso)


Última edição por rafael3do em Qui 18 Ago 2011, 19:45, editado 1 vez(es)
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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por Shadow10 em Qui 18 Ago 2011, 19:44

Vê se o nome da sprite coincide com o que você chama no código.

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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por rafael3do em Qui 18 Ago 2011, 19:49

se quizer comferir
w w w.mediafire.com/?135nhctktyh3unb
(e seu projeto modificado com os codigos de uso)
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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por Shadow10 em Qui 18 Ago 2011, 22:52

O link da engine ja foi atualizado.
Pode baixar, só que eu só dei funcionalidade pra marreta.
Agora é só ver a diferença dos códigos dela e usar como base pra fazer os dos outros itens.
Até mais!

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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

Mensagem por rafael3do em Sex 19 Ago 2011, 23:57

ou fico legal vou ver se consigo adaptar ao meu jogo agora Very Happy (n vo fazer isso agr pq acabei de chegar do serviço tento amanha)
mas vlw gostei mto
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Re: [Dúvidas]inventario para jogo de plataforma

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