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[tutorial]View que segue 2 objetos + limitações

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muito bom [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações

Mensagem por Shadow10 em Dom 26 Jun 2011, 00:22

Positive

Olá pessoal!
Esse é o tutorial onde vocês iram aprender de vez e de modo simples, como limitar a posição dos players na view
e um sistema de código super simples que faz essa view seguir os players.
Agora chega de bla bla bla e mãos a obra!

Crie as sprites dos players, ou baixe algumas na net.
Crie 3 objetos, sendo que 2 dos 3 seram os players e o terceiro vai controlar a view.

Nos seus players você edita todos os seus movimentos, animações, eventos etc...
E no step deles você edita o código que vai deixar eles sempre na view. Esse código funciona de modo
que as laterais da view não permitem serem ultrapassadas pelos players.
É só adicionar esse simples código:
Código:
if x >= view_xview+370{//se o eixo X do mesmo for maior ou igual ao da view + 370 pixels
x=view_xview+370;//a posição X dele será a mesma que a parte direita da view e não passa disso
}
if x <= view_xview+30{//se o eixo X do mesmo for maior ou igual ao da view + 30 pixels
x=view_xview+30;//a posição X dele será a mesma que a parte esquerda da view e não passa disso
}
Exemplo: pra essa imagem abaixo eu pressionei os comandos pra que eles se movessem pra traz, tentando
sair do foco da view e claro, é impossível com os códigos.


Agora vamos ao objeto que vai controlar a view. Você pode nomear ele como quizer, eu o nomeei como câmera. O mais
importante é que esse código tem que estar no step dele:
Código:
x = obj_p1.x/2 + obj_p2.x/2;
Agora vamos as explicações pra tirar a dúvida de muitos que ainda se atrapalham pra elaborar esse tipo de código.

Digamos que eu criei um jogo de luta com uma view de 250 de altura e 300 de largura, até aí tudo bem, mas como fazer a view seguir dois objetos se a opção só nos deixa escolher um e o Shadow ainda quer colocar mais um?
É, eu quero colocar mais um sim só que esse terceiro vai pegar do eixo X de cada player, a posição exata e dividir por dois pra se posicionar no resultado.
Exemplo: Se o player 1 esta na posição 80 e o player 2 esta na posição 220 da view, o objeto que controla a view pega o 80, divide por 2 que vai ficar 40 e pega o 220, divide por 2 que vai ficar 110 e soma tudo resultando em 150 que é exatamente o centro da view que tem 300 de largura.
Imagen:


Bem pessoal, espero que tenham gostado do tuto e percam essa dúvida de vez.
Até mais!


Última edição por Shadow10 em Dom 26 Jun 2011, 08:12, editado 1 vez(es)
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muito bom Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações

Mensagem por Nicolas em Dom 26 Jun 2011, 07:56

Nossa achei legal para fazer jogos multiplayer offline ou mesmo jogos de luta,gostei de seu tutorial,pena que ainda nao sei direito como dar R$.
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muito bom Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações

Mensagem por Mega Arts em Dom 26 Jun 2011, 08:19

Nicolas,para dar R$ (não seja malicioso,hehehe),você precisa ter um cargo superior a moderador,mas quanto mais users gostar,mais ele ganha,tipo,o topico fica uma semana resebendo mensagens,se receber 10 mensagens disendo que gostaram,ai ele ganha R$10
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muito bom Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações

Mensagem por Chaos Theory em Seg 27 Jun 2011, 19:09

Um dos motivos para eu amar programação é porque é um dos poucos lugares que eu aplico todos esses conceitos matemáticos da bendita dona Helena (minha professora de matemática que tem uma mania de falar "né?" excessivamente, sacanagem, ela é um "amor"). Depois que uma equação igual a sua já está ai pronta para aplicação parece fácil, mas conseguir desenvolve-las e tirar todas as margens de erro é foda, então parabéns.

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muito bom Re: [tutorial]View que segue 2 objetos + limitações

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