Entrar
Procurar
Últimos assuntos
» [01#PHOTOSHOP] Inicio - A interfacepor Mega Arts Sáb 20 Out 2012, 10:40
» [PEDIDO] Sistema de Pontos
por WillianAssis Dom 22 Jul 2012, 08:30
» [TUTORIAL] Como fazer o player voar.
por Shadow10 Sáb 23 Jun 2012, 07:02
» [Link Fixo] Pong
por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:51
» [Link Fixo] Super Engine
por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:42
» [Novidades]
por Mega Arts Sáb 12 maio 2012, 07:53
» Obj ter x e y fixo seguindo a view
por Shadow10 Qui 10 maio 2012, 19:29
» [Remake] Bobby Carrot 1
por Shadow10 Sáb 05 maio 2012, 09:05
» [Programa/Software]Downsligator by Shadow10
por Shadow10 Dom 09 Out 2011, 15:21
Palavras-chaves
Estatísticas
Temos 208 usuários registradosO último membro registrado é walef
Os nossos membros postaram um total de 286 mensagens em 74 assuntos
[Tutorial] Vidas para o player
2 participantes
Mega Arts :: Game Maker :: Geral :: Tutoriais
Página 1 de 1
[Tutorial] Vidas para o player
Nome : Vidas Para o Player
Descrição : Nesse tutorial vou encinar como faser Vidas para o player.Postei a pedido do usuario Zignaw
Plataforma : GM 8 Lite/Pro
Dificuldade : Facil/Intermediario
Para começar você vai criar a seguinte sprite
spr_jogador
Crie um obj chamado obj_jogador com a sprite spr_jogador,no Create dele coloque
- Código:
global.vidas=5
Essa variavel global indica quantas vidas o player tem,é bom ela ser global porque se não o draw não ira funcionar
Crie um obj chamado obj_draw
No draw dele coloque
- Código:
draw_text (0,0,' Vidas = '+string(global.vidas));
Aqui indicamos o texto que ele vai escrever,sendo ele "Vidas",sem as aspas,Essa função usão a lógica x e y
e tambem tem esse que o Supersonic lembrou
- Código:
draw_text (view_xview[0],view_yview[0],' Vidas = '+string(global.vidas));
esse serve para se a pessoa colocar uma view na room.Oque é view?View é quando a fase tem uma largura muito grande,para não bugar se usam as views
Mas eu quero mudar a fonte e a cor,como eu faço?
Simples,adicione esse codigo antes do draw text
- Código:
draw_set_color (c_white)
draw_set_font (fnt_draw)
sempre que quiser modificar cor,fonte e talz se coloca esse codigo.Digitando "c_" sem aspas você podera ver as outras cores disponiveis
então o codigo ficaria assim
- Código:
draw_set_color (c_white)
draw_set_font (fnt_draw)
draw_text (0,0,' Vidas = '+string(global.vidas));
Assim seria o codigo completo,escolher cor,fonte e qual texto faser o draw
Crie uma room e coloque os dois objetos e teste,pronto,você fez as vidas e o draw delas .Lembrando que é necessario existir uma fonte "fnt_draw" sem aspas,ou então remova o draw_set_font
Última edição por Mega Arts em Dom 13 maio 2012, 16:16, editado 1 vez(es)
Re: [Tutorial] Vidas para o player
Achei um pouco grande quando poderia ser menor. mais fora isso ficou exelente. eu testei e aprovo. muito eficiente ^^
Tópicos semelhantes
» [TUTORIAL] Como fazer o player voar.
» [willam]Como fazer um Media Player Simples
» [Tutorial] GML - 0.0
» [Tutorial] GML - 1.0
» [Tutorial] Movimentação em grid
» [willam]Como fazer um Media Player Simples
» [Tutorial] GML - 0.0
» [Tutorial] GML - 1.0
» [Tutorial] Movimentação em grid
Mega Arts :: Game Maker :: Geral :: Tutoriais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos