Conectar-se

Esqueci minha senha

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» [01#PHOTOSHOP] Inicio - A interface
por Mega Arts Sab 20 Out 2012, 10:40

» [PEDIDO] Sistema de Pontos
por WillianAssis Dom 22 Jul 2012, 08:30

» [TUTORIAL] Como fazer o player voar.
por Shadow10 Sab 23 Jun 2012, 07:02

» [Link Fixo] Pong
por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:51

» [Link Fixo] Super Engine
por FabiioW Dom 03 Jun 2012, 19:42

» [Novidades]
por Mega Arts Sab 12 Maio 2012, 07:53

» Obj ter x e y fixo seguindo a view
por Shadow10 Qui 10 Maio 2012, 19:29

» [Remake] Bobby Carrot 1
por Shadow10 Sab 05 Maio 2012, 09:05

» [Programa/Software]Downsligator by Shadow10
por Shadow10 Dom 09 Out 2011, 15:21

Palavras chave

Parceiros
Estatísticas
Temos 208 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de walef

Os nossos membros postaram um total de 286 mensagens em 74 assuntos
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Social bookmarking

Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Mega Arts em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de Mega Arts em seu site de social bookmarking


[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Mensagem por Mega Arts em Sex 01 Jul 2011, 13:09

Positive

Nome : Caixa de dialogo no estilo RPG
Descrição : Sabe aquelas caixinhas de dialogos que aparecem em baixo da tela dando dicas?Hoje eu vou encinar a fazer uma dessas.
Dificuldade : Iniciante
Programas : GM 8 LITE,provavelmente funcione em outras versões
Ps: Explicação dos codigos no fim do tutorial

Para começar crie uma sprite e de o nome de spr_message e coloque esta imagem

Coloque no Create
Código:
global.fala=0
Agora coloque um Press Enter
Código:
global.fala+=1
Agora no Draw
Código:
//draw sprite
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0)
//draw falas
if global.fala=0
{
draw_text (10,10,'Um pequeno exemplo de caixa de dialogo.##Aperte Enter.')
}
if global.fala=1
{
draw_text (10,10,'Como pode ver,se continuar passando a variavel ira aumentar.#Precione Enter')
}
if global.fala=2
{
draw_text (10,10,'Para isso não acontecer você precisa adicinar a variavel enter')
}

Bom,agora vou colocar com a variavel 'enter'
Substitua por isso no Create
Código:
global.fala=0
enter=true
Substitua no Press Enter
Código:
if enter=true
{
global.fala+=1
}
else
enter=false
E no Draw
Código:
//draw sprite
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0)
//draw falas
if global.fala=0
{
draw_text (10,10,'Um pequeno exemplo de caixa de dialogo.##Aperte Enter.')
}
if global.fala=1
{
draw_text (10,10,'Como pode ver,se continuar passando a variavel ira aumentar.#Precione Enter')
}
if global.fala=2
{
draw_text (10,10,'Para isso não acontecer você precisa adicinar a variavel enter')
enter=false
}

Coloque o objeto em uma room e va precionando enter Razz
Agora vamos a explicação

Create
global.fala - A global.fala é uma variavel global por um motivo,se você quiser fazer que ao jogador colidir com um npc,a variavel global.fala pode ser modificada no proprio jogador,se não teria que definir pelo objeto controle
enter=true - Essa variavel serve para dizer uma coisa,se as tres falas ja passaram e o jogador precionar enter não vai acontecer mais nada

Press Enter
if enter=true - Se enter for true
{global.fala+=1} - Abre uma chave e aumenta em 1 a variavel global.fala
else - Se não (else e enter=false não precisa,coloquei assim pq gosto de codigos maiores Razz)
enter=false - Só deixa a variavel falsa

Draw
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0) - Indica que é para ser desenhado a sprite spr_message na posição 0 e 0
if global.fala= - Indica que se a variavel tiver valor X,ele mostra a fala equivalente ao numero da variavel
draw_text (0,0,'') - Indica que é para fazer o draw text em certo posição (0,0)


Última edição por Mega Arts em Sab 02 Jul 2011, 09:58, editado 1 vez(es)
avatar
Mega Arts
Administradores
Administradores

Mensagens : 151
Idade : 18
Emprego/lazer : Game Maker - Forum Mega Arts
Humor : Perfeito

http://megarts.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Mensagem por Shadow10 em Sex 01 Jul 2011, 17:56

Muito bem, lembrando também que ao programar essas falas, podemos criar variavéis que identificam quem e quando vai falar.
Exemplo:
Código:
if global.energia = 10{
fala_shadow = true;
if fala_shadow = true{
draw_text(x,y,"Hora de recarregar suas energias!");
} else {
fala_shadow = false;
}
}

Parabéns pelo tutorial, ficou ótimo!
avatar
Shadow10
Administradores
Administradores

Mensagens : 78
Idade : 33
Humor : agora eu to bonzinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Mensagem por ViniciusAssis em Sex 01 Jul 2011, 18:09

Exelente^^ bem explicado.
avatar
ViniciusAssis
Membro
Membro

Mensagens : 27
Idade : 19
Humor : Normalmente normal.

http://www.dnintendo.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Mensagem por Mega Arts em Sex 01 Jul 2011, 18:11

Eu adoro acrescentar codigos,mesmo dando erro,num antigo projeto meu,éra cheio de codigos desnecessarios,mas parece que fica mais proficional (para que le Razz )
avatar
Mega Arts
Administradores
Administradores

Mensagens : 151
Idade : 18
Emprego/lazer : Game Maker - Forum Mega Arts
Humor : Perfeito

http://megarts.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum