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[TUTORIAL] Como fazer o player voar.

Dom 03 Jun 2012, 22:47 por FabiioW

Nome: Como fazer o player voar.
Descrição : Prescisará usar path, e isso é muito fácil.
Dificuldade : Intermediário
Plataforma : Gm lite
Desenvolvimento :

1º Passo,
crie um sprite com uma caixinha pequena

2º Passo:
Crie um objeto obj_voar e coloque a sprite a cima. chamarei de objeto sólido.
Selecione Solido e tire a opção visible.
Na room onde seu boneco vai voar coloque o objeto sólido em cima da tela.
Quando mais em cima mais o player voará.

3º Passo:
Vá em path, selecione a room onde o player vai voar. Clique no player
e selecione até o objeto solido. Coloque o path …

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Obj ter x e y fixo seguindo a view

Qui 10 Maio 2012, 19:29 por Shadow10

Olá pessoal!
Nesse tuto curto. Vou mostrar a vocês a forma mas simples e fácil (tal vez a única) de fazer um objeto ficar fixo em uma view.
Todos nós sabemos que os eventos que estão sempre em constante execução no Game Maker, são o step e o draw.
O problema é que mesmo assim, na hora de deixar um objeto fixo em uma view temos problemas ao usar coisas do tipo:
Código:
x=view_xview;
y=view_yview;

Isso só funciona se você indicar em que view você quer isso e se for pintar a sprite do objeto no evento draw, então o certo seria:
Código:


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[Tuto] Contas no GM e verificação de valores no GM

Ter 16 Ago 2011, 21:18 por N.U.C.L.E.A.R


Contas no GM e verificação de valores no GM



Alguma vez já teve duvidas sobre como verificar valores e fazer contas com vars e numeros ? Se sim e ainda tem leia esse tuto, se não você pode ir fazer outra coisa.

Verificação


Como checar os valores, exemplo caso a vida seja 0 aconteça algo, caso as moedas sejam 100 aconteça algo...

Vamos aprender os sinais.

Lembrese sempre da regra:

Código:
if var/numero "sinal para checar" var/numero
{
//ação
}


Exemplo 1:

Código:
if vidas = 0
{

}


Exemplo 2:

Código:
if vidas >= obj_player.x
{

}


Mas você conhece todos …

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[Tutorial] Usando Alarms

Dom 26 Jun 2011, 08:35 por Mega Arts

Positive


Nome : Usando Alarms
Descrção : A maioria dos iniciantes não sabem usar alarms,e alarms são basicamente...Importantes em um jogo,os Alarms determinam um tempo para cada coisa acontecer,ex : Criar um objeto depois de 1 segundo.Como postei na Recursos Br resolvi postar aqui
Crie 2 objetos
obj_cria
e
obj_teste
Coloque as sprites que desejar
coloque no "Create" do obj_cria

Código:
alarm[0]=30 //30 steps equivalem a 1 segundo


Explicando :
30 Steps = 1 Segundo,nesse codigo ele indica que o alarm 0 é de 1 segundo,e depois desse 1 segundo vai acontecer alguma.resumindo,1 segundo …

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[Tutorial] GML - 1.0

Qui 21 Jul 2011, 03:14 por Chaos Theory

GML – Aula 1.0
Por Chaos Theory


Nível da aula:
Iniciante.

Programa utilizado: Game Maker 8.


Conteúdo desta aula:
  • Conceito de variáveis;
  • Tipos de variáveis na GML;
  • Declaração de variáveis na GML;
  • Checando variáveis locais no modo debug.



Aulas de GML por Chaos Theory

  • Aula 0.0 - Introdução as aulas, princípios da GML e lógica de programação.




Conceito de variáveis


As variáveis são um dos conceitos mais importantes da programação. Variáveis são como cápsulas, e como tais, armazenam conteúdos. A todos os momentos, em qualquer computador, variáveis estão sendo …


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[Tutorial] Vidas para o player

Dom 26 Jun 2011, 08:50 por Mega Arts

Positive


Nome : Vidas Para o Player
Descrição : Nesse tutorial vou encinar como faser Vidas para o player.Postei a pedido do usuario Zignaw
Plataforma : GM 8 Lite/Pro
Dificuldade : Facil/Intermediario


Para começar você vai criar a seguinte sprite
spr_jogador
Crie um obj chamado obj_jogador com a sprite spr_jogador,no Create dele coloque

Código:
global.vidas=5


Essa variavel global indica quantas vidas o player tem,é bom ela ser global porque se não o draw não ira funcionar
Crie um obj chamado obj_draw
No draw dele coloque

Código:
draw_text (0,0,' Vidas = '+string(global.vidas));



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[Tutorial] Fazendo um jogo de tiro // vale a pena

Seg 25 Jul 2011, 19:40 por N.U.C.L.E.A.R

Fazendo um jogo de tiro

Introdução
E ai blz galera ? Bom eu tava sem nada pra faze e resolvi faze um tuto, ai veio a ideia de fazer um sobre jogos de tiro top view. Esse ensina mais a parte de fazer a arma mesmo, então se tiver interesado le ai, é no minimo interesante.
Fazendo sua arma atirar e mirar
Vamo começa então né, bom... fassa uma sprite de uma pessoa com uma arma,vista top view, centralizada no meio do player.
Exemplo tipo essa:

Agora crie o obj_player com a sprite dele é claro.

Em seu create coloque:

Código:
atirar=true


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[Tutorial]Como usar Ini's

Qui 21 Jul 2011, 08:50 por Anonymous

Nome: Como usar ini's
Descrição: Vamos aprender como mexer nas funções de .ini do GM.
Nível de dificuldade: Acho que mediano
Requerimentos: Testado em GM 8 PRO e GM 4.3, no GM 4 não funciona.


O que são arquivos ini?


INI's são arquivos feitos para guardar configurações, muitos usados por programas. Vamos a um exemplo de .ini tirado do manual estadounidense do GM:

Código:
[Form]
Top=100
Left=100
Caption=The best game ever
[Game]
MaxScore=12324


Na verdade, eles não são muito complicados. Eles servem para substituir a péssima game_save(), como os arquivos de texto podem …

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Regras de Postagens de "Tutorias"

Qua 20 Jul 2011, 10:10 por Mega Arts

Regras de Postagem



  • Nome: Aqui deve ser colocado o nome do tutorial.Ex : Aprendendo o basico do GM
  • Descrição : Fale um pouco sobre o tutorial.
  • Dificuldade : Iniciante/Intermediario/Avançado
  • Plataforma : GM Pro/Gm lite
  • Desenvolvimento : O tutorial


Positive


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[Tutorial] GML - 0.0

Seg 18 Jul 2011, 20:48 por Chaos Theory

GML – Aula 0.0
Por Chaos Theory



Nível da aula: Teórico.

Conteúdo desta aula:
  • Introdução as aulas;
  • Princípios da GML;
  • Lógica de programação.



Aulas de GML por Chaos Theory

  • Aula 1.0 - Conceito de variáveis, tipos de variáveis na GML, declaração de variáveis na GML e checando variáveis locais no modo debug.




Introdução as aulas


Bem, em um fórum novo – como o nosso – seria muito bom ter uma sequência de aulas que introduzissem os novatos ao mundo do GML, onde estes vivem a ter muitas dúvidas. Com base nisso decidi começar a escrever uma sequência de tutoriais, …


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Comentários: 3

[willam] Como fazer um jogo de plataforma

Sex 01 Jul 2011, 20:42 por willam

Nome: Como fazer um jogo de plataforma.
Descrição: Aqui aprenderemos a fazer um jogo de plataforma. Percebi que mesmo com tantos tutoriais, ainda tem gente com dúvidas nesse assunto. Então resolvi ajuda a todos que estiverem com dúvidas.
Plataforma: Gmae Maker 8.0 Pro
Nível de dificuldade: Fácil

Vamos começar!

1ª passo:
Comece desenhando um quadrado como player: um para a direita e outra pra esquerda, ou se ja estiver desenhado outros, tudo bem. Chame-o de spr_jogador.

2ª passo:
Agora desenhe o chão.

3ª passo:
Crie um objeto e chame-o de obj_jogador. Marque-o como "Solid". …

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Comentários: 7

[willam]Como fazer um Media Player Simples

Seg 04 Jul 2011, 11:06 por willam

Nome: Como fazer um Media Player simples.
Descrição: Aqui aprenderemos a fazer um Media Player.
Plataforma: Game Maker 8.0 Pro.
Nível de dificuldade: Fácil ou Médio.

Vamos começar!

1. Crie os sprites do Play, Stop e do Load.

2. Crie um "Sound" e chame-o de musica

3. Crie um objeto chamado "1."( sem aspas ).
Crie um evento nele: Mouse -> Left Button.
Vá na aba "main1" e arraste o "Play Sound" e escolha o "Sound" musica.

Agora adicione outro evento: Mouse -> Right Button.
Vá na aba "main1" e arraste o "Stop Sound" e escolha o "Sound" musica.

Ps: Coloque o sprite de play nele.

4. …

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[Tutorial]Tela separada(multiplayer)

Sab 02 Jul 2011, 12:07 por Pit Bull

Requisitos:nível básico de game maker,conhecimento de todos os nomes em inglês do game maker,conhecimento em variáveis,game maker 8 lite ou superior.

Hoje irei postar uma das coisas que eu mais procurava,como separar a tela para jogar duas pessoas?
Eu digo : Simples!
Você diz : Como?
Eu digo : basta você seguir as etapas abaixo! cheers

1º : Abra um novo projeto,crie três sprites(1º e 2º se possível diferenciando-as,terceira crie um quadrado).
2º : Crie três objetos(um para cada sprite,nomeio-os como objeto1,objeto2 e parede)
3º : Coloque no step event o code:
Código:

//objeto1


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[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Sex 01 Jul 2011, 13:09 por Mega Arts

Positive


Nome : Caixa de dialogo no estilo RPG
Descrição : Sabe aquelas caixinhas de dialogos que aparecem em baixo da tela dando dicas?Hoje eu vou encinar a fazer uma dessas.
Dificuldade : Iniciante
Programas : GM 8 LITE,provavelmente funcione em outras versões
Ps: Explicação dos codigos no fim do tutorial

Para começar crie uma sprite e de o nome de spr_message e coloque esta imagem

Coloque no Create
Código:
global.fala=0

Agora coloque um Press Enter
Código:
global.fala+=1

Agora no Draw
Código:
//draw sprite
draw_sprite …


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[Tutorial] Trocando imagens do mouse

Seg 27 Jun 2011, 21:54 por Shadow10

Positive


Bem pessoal, aqui vai mais um tuto bem simples de Game Maker.
Vou encinar a mudar os frames e sprites usando as funções do mouse. Bom para os iniciantes.
No final do tutorial eu postei o link para poder baixar a engine, caso você tenha dúvida.

Para esse exemplo, fiz uma sprite de uma mão onde existem dois frames que serão do nosso cursor.


E uma espécie de peça de xadrez.


Eu nomeei a mão como spr_controle e a peça como spr_cavalo

Agora crie um objeto …

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Aulas basicas de GameMaker parte 1 : If

Seg 27 Jun 2011, 18:45 por Marmitex

Eae negos xD vamos a el tuturial 1


Aula Basica 1,Comando IF


Bem,o comando IF é muito facil,na minha opniao o mais facil de todos,IF significa
Se,ele é muito usado para checar se augum evento esta aconteçendo,checar valor
de variaveis,etc...
Aqui vai um exemplo de um codigo que usa IF
Código:
if keyboard_check(ord("A")){x-=5}

Bem a traduçao desse codigo é
Se botao A esta sendo pressionado subtrai 5 do valor X
Como voce pode ver é bem simples,voce pode fazer muitas outras coisas com if,
por exemplo:
Código:
if variavel == 5{show_message("a variavel …


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Aula 1 - Plano cartesiano

Dom 26 Jun 2011, 08:30 por Mega Arts

Positive


Nome : Plano cartesiano
Descrição : Encina a usar 'x' e 'y'
Dificuldade : Facil (mas se aprende la pela 8ª série)
Programas a serem usados : O seu cérebro e sua capacidade mental

O plano cartesiano é aquele que designa os eixos 'x' e 'y'

Imagem do Plano cartesiano normal
Imagem do plano cartesiano computacional

Ei mas isso não está invertido?
Esta mesmo,mas no computador o eixo 'y' se encontra invertido,mas em uma prova não vai …

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[tutorial]View que segue 2 objetos + limitações

Dom 26 Jun 2011, 00:22 por Shadow10

Positive


Olá pessoal!
Esse é o tutorial onde vocês iram aprender de vez e de modo simples, como limitar a posição dos players na view
e um sistema de código super simples que faz essa view seguir os players.
Agora chega de bla bla bla e mãos a obra!

Crie as sprites dos players, ou baixe algumas na net.
Crie 3 objetos, sendo que 2 dos 3 seram os players e o terceiro vai controlar a view.

Nos seus players você edita todos os seus movimentos, animações, eventos etc...
E no step deles você edita o código que vai deixar eles sempre na view. Esse código funciona de modo
que as …

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[Tutorial] Movimentação em grid

Sab 25 Jun 2011, 23:45 por Chaos Theory

Movimentação em Grid

Versão: GM 8.
Dificuldade: Iniciante/intermediário.
Assunto: Movimentação respeitando uma grid.
Aplicação: Muitos estilos de jogos necessitam de uma movimentação mais precisa tanto para tornar a jogabilidade melhor quanto para poder tornar certos sistemas possíveis.

Bem, como não tinha nenhum tutorial sobre Game Maker eu decidi criar um sobre algo simples e útil: movimentação em grid.

Gráficos:

Decidi usar os gráficos do char básico do GM 8:



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[Tutorial] Usando Draw

Dom 26 Jun 2011, 08:44 por Mega Arts

Positive


Nome : Usando Draw
Descrição : Nesse tutorial vou encinar como usar o "Draw"
Requerimento : Gm Lite/Pro
Dificuldade : Iniciante/Intermediario (Basta prestar atenção que fica "Iniciante")
Para começar vamos criar um objeto chamado obj_controle adicione o evento draw nele e coloque o seguinte

Código:
draw_text (0,0,'Neste tutorial você ira aprender a faser draw text e draw sprite,tem muitos outros mas para#comesar serao esses dois (esta escrito errado devido as letras que o Game Maker nao #aceita)')


Explicando
Ali indicamos que o draw sera de uma frase/texto,sem …

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