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[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG
3 participantes
Mega Arts :: Game Maker :: Geral :: Tutoriais
Página 1 de 1
[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG
Nome : Caixa de dialogo no estilo RPG
Descrição : Sabe aquelas caixinhas de dialogos que aparecem em baixo da tela dando dicas?Hoje eu vou encinar a fazer uma dessas.
Dificuldade : Iniciante
Programas : GM 8 LITE,provavelmente funcione em outras versões
Ps: Explicação dos codigos no fim do tutorial
Para começar crie uma sprite e de o nome de spr_message e coloque esta imagem
Coloque no Create
- Código:
global.fala=0
- Código:
global.fala+=1
- Código:
//draw sprite
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0)
//draw falas
if global.fala=0
{
draw_text (10,10,'Um pequeno exemplo de caixa de dialogo.##Aperte Enter.')
}
if global.fala=1
{
draw_text (10,10,'Como pode ver,se continuar passando a variavel ira aumentar.#Precione Enter')
}
if global.fala=2
{
draw_text (10,10,'Para isso não acontecer você precisa adicinar a variavel enter')
}
Bom,agora vou colocar com a variavel 'enter'
Substitua por isso no Create
- Código:
global.fala=0
enter=true
- Código:
if enter=true
{
global.fala+=1
}
else
enter=false
- Código:
//draw sprite
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0)
//draw falas
if global.fala=0
{
draw_text (10,10,'Um pequeno exemplo de caixa de dialogo.##Aperte Enter.')
}
if global.fala=1
{
draw_text (10,10,'Como pode ver,se continuar passando a variavel ira aumentar.#Precione Enter')
}
if global.fala=2
{
draw_text (10,10,'Para isso não acontecer você precisa adicinar a variavel enter')
enter=false
}
Coloque o objeto em uma room e va precionando enter
Agora vamos a explicação
Create
global.fala - A global.fala é uma variavel global por um motivo,se você quiser fazer que ao jogador colidir com um npc,a variavel global.fala pode ser modificada no proprio jogador,se não teria que definir pelo objeto controle
enter=true - Essa variavel serve para dizer uma coisa,se as tres falas ja passaram e o jogador precionar enter não vai acontecer mais nada
Press Enter
if enter=true - Se enter for true
{global.fala+=1} - Abre uma chave e aumenta em 1 a variavel global.fala
else - Se não (else e enter=false não precisa,coloquei assim pq gosto de codigos maiores )
enter=false - Só deixa a variavel falsa
Draw
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0) - Indica que é para ser desenhado a sprite spr_message na posição 0 e 0
if global.fala= - Indica que se a variavel tiver valor X,ele mostra a fala equivalente ao numero da variavel
draw_text (0,0,'') - Indica que é para fazer o draw text em certo posição (0,0)
Última edição por Mega Arts em Sáb 02 Jul 2011, 09:58, editado 1 vez(es)
Re: [Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG
Muito bem, lembrando também que ao programar essas falas, podemos criar variavéis que identificam quem e quando vai falar.
Exemplo:
Parabéns pelo tutorial, ficou ótimo!
Exemplo:
- Código:
if global.energia = 10{
fala_shadow = true;
if fala_shadow = true{
draw_text(x,y,"Hora de recarregar suas energias!");
} else {
fala_shadow = false;
}
}
Parabéns pelo tutorial, ficou ótimo!
Shadow10- Administradores
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Humor : agora eu to bonzinho
Re: [Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG
Eu adoro acrescentar codigos,mesmo dando erro,num antigo projeto meu,éra cheio de codigos desnecessarios,mas parece que fica mais proficional (para que le )
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