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[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

3 participantes

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[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG Empty [Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Mensagem por Mega Arts Sex 01 Jul 2011, 13:09

Positive

Nome : Caixa de dialogo no estilo RPG
Descrição : Sabe aquelas caixinhas de dialogos que aparecem em baixo da tela dando dicas?Hoje eu vou encinar a fazer uma dessas.
Dificuldade : Iniciante
Programas : GM 8 LITE,provavelmente funcione em outras versões
Ps: Explicação dos codigos no fim do tutorial

Para começar crie uma sprite e de o nome de spr_message e coloque esta imagem
[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG Sprmessage
Coloque no Create
Código:
global.fala=0
Agora coloque um Press Enter
Código:
global.fala+=1
Agora no Draw
Código:
//draw sprite
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0)
//draw falas
if global.fala=0
{
draw_text (10,10,'Um pequeno exemplo de caixa de dialogo.##Aperte Enter.')
}
if global.fala=1
{
draw_text (10,10,'Como pode ver,se continuar passando a variavel ira aumentar.#Precione Enter')
}
if global.fala=2
{
draw_text (10,10,'Para isso não acontecer você precisa adicinar a variavel enter')
}

Bom,agora vou colocar com a variavel 'enter'
Substitua por isso no Create
Código:
global.fala=0
enter=true
Substitua no Press Enter
Código:
if enter=true
{
global.fala+=1
}
else
enter=false
E no Draw
Código:
//draw sprite
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0)
//draw falas
if global.fala=0
{
draw_text (10,10,'Um pequeno exemplo de caixa de dialogo.##Aperte Enter.')
}
if global.fala=1
{
draw_text (10,10,'Como pode ver,se continuar passando a variavel ira aumentar.#Precione Enter')
}
if global.fala=2
{
draw_text (10,10,'Para isso não acontecer você precisa adicinar a variavel enter')
enter=false
}

Coloque o objeto em uma room e va precionando enter Razz
Agora vamos a explicação

Create
global.fala - A global.fala é uma variavel global por um motivo,se você quiser fazer que ao jogador colidir com um npc,a variavel global.fala pode ser modificada no proprio jogador,se não teria que definir pelo objeto controle
enter=true - Essa variavel serve para dizer uma coisa,se as tres falas ja passaram e o jogador precionar enter não vai acontecer mais nada

Press Enter
if enter=true - Se enter for true
{global.fala+=1} - Abre uma chave e aumenta em 1 a variavel global.fala
else - Se não (else e enter=false não precisa,coloquei assim pq gosto de codigos maiores Razz)
enter=false - Só deixa a variavel falsa

Draw
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0) - Indica que é para ser desenhado a sprite spr_message na posição 0 e 0
if global.fala= - Indica que se a variavel tiver valor X,ele mostra a fala equivalente ao numero da variavel
draw_text (0,0,'') - Indica que é para fazer o draw text em certo posição (0,0)


Última edição por Mega Arts em Sáb 02 Jul 2011, 09:58, editado 1 vez(es)
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[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG Empty Re: [Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Mensagem por Shadow10 Sex 01 Jul 2011, 17:56

Muito bem, lembrando também que ao programar essas falas, podemos criar variavéis que identificam quem e quando vai falar.
Exemplo:
Código:
if global.energia = 10{
fala_shadow = true;
if fala_shadow = true{
draw_text(x,y,"Hora de recarregar suas energias!");
} else {
fala_shadow = false;
}
}

Parabéns pelo tutorial, ficou ótimo!
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[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG Empty Re: [Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Mensagem por ViniciusAssis Sex 01 Jul 2011, 18:09

Exelente^^ bem explicado.
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[Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG Empty Re: [Tutorial] Caixa de dialogo no estilo RPG

Mensagem por Mega Arts Sex 01 Jul 2011, 18:11

Eu adoro acrescentar codigos,mesmo dando erro,num antigo projeto meu,éra cheio de codigos desnecessarios,mas parece que fica mais proficional (para que le Razz )
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